quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pensar e Sentir

Eduardo Galeano é uma pessoa que adora jogar conversa fora. Uma vez, passando pela Praça Catalunya (Barcelona) teve filmada uma conversa que teve com um dos jovens acampados em um protesto por mudanças no sistema político, por acreditarem que da forma como as coisas estão, os políticos não representam a vontade da população. Esse movimento, que começou 15 de maio de 2011 em 58 cidades espanholas, recebeu da mídia os nomes de Movimiento 15-M, Indignados ou Spanish Revolution. 

Quando o jovem perguntou ao Galeano o que aconteceria depois do protesto, ele respondeu algo que se aplica a muito mais coisas na vida que apenas a dimensão politica e de luta pela cidadania. Trouxe aqui alguns trechos que me tocaram mais, mas vale a pena ver a fala dele na íntegra (procure Eduardo Galeano en la #acampadaBCN PT)

 - E depois? O que vai acontecer?
"Bom...nada! Não sei, não sei o que vai acontecer!
E na verdade, não me importa muito o que vai acontecer.
Me importo com o que está acontecendo.
Me importa o tempo que é.
Não temos que planejar tudo como se estivéssemos fazendo o balanço de um banco.
Receitas, despesas, dívidas, saldo, expectativas, estatísticas, probabilidades, cenários!
Goya já dizia: A razão cria monstros!
Cuidado com quem somente raciocina! Há que se pensar e sentir! E quando a razão se divorcia do coração, comece a tremer!
eu creio nessa fusão difícil, mas necessária, entre o que se sente e o que se pensa.
A sabedoria que me interessa é a que combina o cérebro com as tripas. Essa que combina tudo o que somos, tudo! Sem esquecer de nada! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário