domingo, 20 de novembro de 2011

Honolável Mestle


No alto de uma montanha, dois aprendizes esperam o mestre para as lições do dia.

O aprendiz 1 é voluntarioso, quer tentar fazer tudo. É humilde, mas inquieto.
O aprendiz 2 é sereno, esforçado, atencioso, mas sem muita iniciativa.

Não esperam muito, pois logo o mestre sai de trás de uns arbustos com seu cantil cheio de água.
- Saúdo a sabedoria e a bondade em vocês, meus amados aprendizes!

Aprendiz 1 - Mestre, desculpe nosso atraso, estava aguardando meu companheiro terminar suas tarefas do dia.
Aprendiz 2 - Mestre, nem todos conseguem terminar suas tarefas tão rapidamente como meu companheiro! Tenho muito cuidado para que nada saia errado ou mal-feito.


Mestre - Aprendiz1, aprendiz 2, vejo que vocês dois realizam suas tarefas diárias com o mesmo empenho, e os resultados são os melhores possíveis. Agradeço-os de coração pela dedicação.
Vocês agem de formas diferentes, mas obtém os mesmos resultados. Aprendiz 1 é apressado, quer ver tudo feito tão rápido quanto possível, para ter tempo para viver momentos felizes, poder se sentir digno da felicidade de quem já cumpriu suas tarefas. Aprendiz 2 faz suas tarefas com cuidado, leva mais tempo que seria necessário às vezes por ter receio de fazer mal-feito, mas se relaxasse e não exigisse demais de si mesmo tudo seria mais fácil. De formas diferentes, ambos se cobram mais do que deveriam.

Mas ambos precisam aprender que se mantiverem abertos para novas possibilidades, podem encontrar alegrias em lugares onde não imaginavam.
Questionem suas certezas, aceitem um certo grau de incertezas na vida, saibam que os erros são inevitáveis, e que escorregões servem para que aprendam a ter mais equilíbrio, a saber evitar a queda quando o pé perde seu apoio, buscando outras maneiras de se manter seguro. Não deêm espaço para a culpa por ter caído, aprendam a reconhecer onde há lodo na superfície das pedras para não escorregarem mais, e aprendam com as quedas, pois alguns dias...em algumas partes da caminhada de vocês na vida, não haverá sequer um pedaço de solo que não esteja coberto de lodo. Nestes lugares, o aprendizado das quedas os ajudará a caminhar, mesmo escorregando, e superar aquele trecho difícil.

Este dia, vocês sentirão-se felizes por ter caído antes!
As pequenas quedas que tiveram, os fizeram ganhar agilidade e destreza para evitar quedas mais feias, e os permitiram andar onde outros jamais tentariam.

Autor: Bruno Lonx

imagem: Reservoir Monks por The Bullfrog -  DeviantArt

Um comentário:

  1. Isso é uma verdade, faz com que cada queda sejamos mais fortalecidos e peseverantes... tudo vale no momento que percebemos que vale apenas sempre tentar, nao existe talvez...o importante e nào desistir. :)

    ResponderExcluir