quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Exercício do Olhar Que Se Encanta


Há algo dentro de nós que permite nos conectar com o que há de artístico, de poético na vida, e o exercício de olhar atentamente para o que produz encantamento pode se tornar um hábito, e esse pólen de poesia pode ser tornar espesso o suficiente para formar fios mais coloridos no tecido dos dias. Um dia maravilhoso a todos que sabem fazê-lo, para os que tem o vício louco de ver além do cinza. 

É preciso, imperativo mesmo, equilibrar a viagem interior aquela que se faz desvendando o oceano interior com o exercício de despertar para o mundo em nossa volta, para o que o universo quer nos mostrar. Não se permita dormir dentro desse sonho em direção a si mesmo e perder a noção do tempo de viver ou piscar para o que produz encantamento. Certas viagens acontecem em uma fração de segundo para quem está aberto para ver a vida te sorrindo, para quem está atento aos sussurros da vida, vida esta que escreve poesia com pequenas coisas que acontecem, todas elas maravilhosas para quem tem olhos para ver. 



CANÇÃO DO DIA DE SEMPRE
Tão bom viver dia a dia... A vida assim, jamais cansa... Viver tão só de momentos Como estas nuvens no céu... E só ganhar, toda a vida, Inexperiência... esperança... E a rosa louca dos ventos Presa à copa do chapéu. Nunca dês um nome a um rio: Sempre é outro rio a passar. Nada jamais continua, Tudo vai recomeçar! E sem nenhuma lembrança Das outras vezes perdidas, Atiro a rosa do sonho Nas tuas mãos distraídas...

Mario Quintana 

O encantamento não é uma combustão espontânea, um raio de êxtase que cai na sua alma enquanto você andava distraído pela vida. É uma explosão de cor na tela branca dos dias, que segue pelo pavio cujos fios foram trançados por aquilo que você se permitiu olhar. Você só se encanta com algo que seu olhar captou porque você exercitou sua percepção naquele campo visual. Outras pessoas podem dirigir o olhar para o mesmo que você e não verem o que você viu. Pode ser uma miopia de ver apenas o que apenas o que serve para a vida delas, pode ser uma catarata que cobre com uma nuvem de definições pobres as sutis diferenças entre o que se vê e o que se viu, podem ser os antolhos dos medos, das desconfianças, das ressalvas marcadas na alma como cicatrizes do que um dia fez sofrer. Assim, é preciso exercitar a capacidade de se encantar.  O que você busca, você acaba encontrando.

Quando se abre pelo esforço próprio um canal que conecta com algo indefinível, se conecta com algo ilimitado. Quer seja inspiração, auto-conhecimento, ou encantamento a lei do universo é dar mais a quem tem muito. A riqueza de sentimentos inunda quem abre as comportas da percepção para todos esses tesouros, e essas qualidades são infinitas, quem destrancar essa porta será presenteado com essa energia esplendorosa que alaga os terrenos da sensibilidade. 

Mas, sabe? Apenas olhar e ver é só o começo. É preciso pelo menos tentar melhorar o ambiente - acrescentar algo que enfeite a vida, que melhore o que capta o olhar, materializar o sentimento de conexão com a riqueza infinita. Quem abriu em si um canal que conecta com um tesouro ilimitado tem a oportunidade de se tornar um ponto de disseminação de encantamento, usar o poder de projetar o que sente no mundo, espalhando energia positiva. Que a corrente do bem sempre tenha mais almas sorridentes se juntando a ela! 

Imagem: Liquid Dancer - by Photo-Graphixx (DevianArt)


2 comentários:

  1. Bela reflexão, apurar o olhar para conseguir enxergar o que há de melhor nas situações,sejam boas ou ruins... não permitir que o cinza se instale, por mais que o cinza seja necessário a nossa existência neste mundo, ele não deve comandar, predominar, ele é necessário para o nosso crescimento, porém não é essencial a nossa existência. A partir daí todo o resto começa a mudar, as coisas têm o valor e o significado que damos a elas... apesar de que terão dias em que o nosso olhar possa estar turvo... então teremos que contar com outras pessoas para nos ajudar a apurar o olhar, pois estamos conectados uns aos outros... assim caminha a humanidade...
    Compartilho um texto que li hoje pela manhã que fez acrescentar uma cor a mais ao meu olhar...

    "Se existe conexão, é provável que exista compartilhamento. Quem está conectado ao outro, queira ou não, transmite a ele informações a respeito do que acontece consigo mesmo. O fato do outro não perceber, não evitará que de alguma maneira seja afetado pela informação que vazou e o influenciou. Esse é um padrão natural da vida e acontece entre pessoas, animais e ambientes. Você reage de um jeito em uma casa noturna e outro em um templo religioso, a exposição a uma bela paisagem desperta impulsos que um super mercado não desperta.
    Estar na presença de um ser pacificado é muito diferente de conviver com outro deprimido. Baratas provocam reações diferentes das provocadas por filhotes de cachorro. São processos simples de interação que interferem diretamente naquilo que você está sendo naquele momento". Flávio Siqueira

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu complemento, Neile. Realmente as conexões que temos com outras pessoas podem ser ricas em significados, aprendizados e contribuírem para nosso crescimento.

    Concordo com as colocações do Flávio Siqueira, além do local onde estamos, o momento interior pelo qual estamos passando afeta muito como assimilamos o que acontece com a gente.

    ResponderExcluir