segunda-feira, 22 de abril de 2013

Não é Um Defeito, é Uma Característica



Há alguns assuntos, ou melhor dizendo dimensões de conteúdo que criam no nosso interior um terreno fértil para reflexões, para que percepções se agucem, pavimentam um caminho por onde mente, espírito, olhar podem trilhar viagens. Pode ser uma conversa, pode ser um texto que você leu, pode ser uma descoberta que você fez, ou pode ser mesmo que nada de novo tenha acontecido, mas você teve um insight e passa a ver fatos que você viveu de uma forma mais rica de conteúdo, mais complexa, mais informativa. 

Quando se depara com uma dessas sementes de conhecimento, se a pessoa se deu conta de que esbarrou na ponta de um iceberg de significado, um espírito explorador desperta na pessoa. Ela se sente impelida a desvendar os detalhes, as variações, os diversos significados possíveis para aquela descoberta. Os primeiros sentidos mais óbvios são assimilados mais rapidamente, e a partir deste ponto as pessoas começam a se diferenciar pelo nível de profundidade que as satisfaz. De acordo com a perplexidade despertada por aquela descoberta, o nível de curiosidades inato daquela pessoa, o quanto ela caminha na exploração das descobertas até que atinja o ponto em que conclui a expedição e diz "hmmm, agora entendi" varia de uma pessoa para outra.

Não se trata de raciocínio rápido ou lento, de se levar mais ou menos tempo para concluir as mesmas coisas, mas do quanto de informação, aprendizado, conteúdo se extrai daquela fonte, que se ramifica e vira uma dimensão de conteúdo, alimento para várias linhas de reflexão, de descoberta.

Quanto mais cedo se conclui um pensamento, menos se percorre nesse caminho da descoberta.

Assim, se você se identifica com essa sede de conhecimento "nos mínimos detalhes", e nas várias vertentes, e ouve de vez em quando aquele comentário reprovador "Mas você ainda está nessa?", relaxe. 

Você só ganha ao não interromper o fluxo do conhecimento fechando as comportas com uma conclusão. Concluir muito agilmente pode interromper aquela colheita antes que todos os seus frutos alimentem aquilo que te torna mais sábio. Abra as comportas para os pensamentos que você vê como fonte de revelações o tanto que seu espírito explorador desejar.

Se você tem essa tendência a ruminar as coisas, e escarafunchar o sentido do que você vê acontecer, lembre-se:

 "Não é um defeito, é uma característica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário