terça-feira, 19 de março de 2013

3 DEDINHOS DE PROSA SOBRE RELACIONAMENTOS



SABER REDESCOBRIR O OUTRO

Há pessoas que após um longo tempo de relacionamento acreditam que conhecem bem o outro, e criam definições fixas do que aquela pessoa é, como ela age, o que ela gosta.
É preciso sensibilidade para a cada dia, olhar para aquela pessoa com atenção, pois nós mesmos não temos esse caráter de imutabilidade que tendemos a ver como característica do outro. 
Nesse sentido, é mesmo um exercício interessante a cada dia você olhar para si mesmo e identificar o que há de impermanente. Conscientes de que nossa personalidade, ainda que construída em bases sólidas, está sempre em construção, podemos ver o outro com um olhar mais atento, capaz de notar mudanças milimétricas  na posição que aquela pessoa se assenta no mundo, e questionar rótulos que acabamos colocando naquela pessoa com a convivência.

Nós somos mais do que achamos que somos, há ações nossas que contrariam aquilo que falamos ou pensamos, há tendências que se manifestam na gente sem que tenhamos delas tomado conhecimento, sem que tenhamos delas nos apercebido.

CUIDADO COM O SEU NÍVEL DE INVESTIMENTO

Não se pode superfaturar um relacionamento, atribuindo-lhe a responsabilidade de fornecer algo um gênero de primeira necessidade em sua vida. As interações mais significativas com as pessoas mais queridas em nossa vida são árvores que produzem frutos, flores e sementes, mas cada um tem responsabilidade apenas sobre si mesmo, e deve andar com seus próprios pés o caminho que conduz ao crescimento, à felicidade, a inteireza do ser. 

Assim, é preciso encarar cada relacionamento importante em nossas vidas como aquilo que ele é: uma experiência que te permite desenvolver seus valores pessoais, e que te permite contribuir com a caminhada de outra pessoa, em uma via de mão dupla entre as existências de duas pessoas.  

Não podemos esperar que outro alguém faça o serviço por nós quando se trata de buscar aquilo que te faz se sentir mais completo como pessoa. Cada pessoa é um universo em si mesma.

VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUA VIDA
Achar que alguém te fará feliz, ou que você tem o poder de fazer alguém feliz, é um pensamento vão que pode ser fonte de insatisfação. Cada pessoa é responsável por construir aquilo que trará sua felicidade, sua paz, o prazer de viver.

No entanto, coisas boas também são contagiosas, e bons sentimentos compartilhados com pessoas próximas se multiplicam, se ramificam, e esta é umas das coisas mais bonitas dos relacionamentos.

2 comentários:

  1. oi,obrigada pela visita e tb seu coments...

    adorei seu texto e concordo...acho que se não estivermos abertos ás mudanças,transformações das nossas visóes,podemos estagnar e muito pior que isso ficar com um olhar para o outro totalmente vazio...sem a percepção do novo.

    meu carinho...

    Zil

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno,
    Não acredito nessa história de que somos uma metade que espera outra,pra mim devemos primeiro nos sentir felizes com quem somos,o buscar o que nos completa,o que nos faz bem,o que contribui para o nosso crescimento pessoal.
    Dessa forma,quando entrarmos em um relacionamento iremos dividir aquela vida a dois com o outro e não coisas que não se resolveram em nós mesmos por acreditarmos que se resolveriam quando estivéssemos com alguém.
    Obrigada pela visita ao blog,seja sempre bem-vindo!
    adorei a tua reflexão.

    ResponderExcluir