domingo, 1 de janeiro de 2012

As Vitaminas de Schopenhauer



Vitamina A
O importante é ser quem você é, e isso quem sabe melhor é você, não os outros.
Jogue o seu jogo. Você faz isso quando se distancia das expectativas dos outros. Você só consegue se encontrar consigo mesmo quando renuncia às opiniões alheias e, apurando sua sensibilidade, delimita um outro mundo. Recolha-se com freqüência para dentro de si e reflita sobre aquilo que quer fazer. Perceba seus  desejos. Que desejos são realmente seus? Que desejos são impostos pelos outros?

Vitamina B
Desfrute o presente!
Não se apegue por muito tempo aos erros que você por ventura tenha cometido. Planeje apenas o essencial para o futuro. O presente é o bem mais valioso que possuímos. A vida é curta.

Vitamina C
Cuide de sua saúde!
Nada vale tanto a ponto de você arruinar sua saúde. Muitas vezes os problemas desaparecem com uma boa corrida.

Vitamina D
Aguce sua compreensão da causalidade. Não compre gato por lebre.
Observe as pessoas com cuidado. Não se limite a ouvir o que dizem, mas veja a maneira como dizem. Com que tom alguém fala alguma coisa? Com que expressão? Pelo tom de voz e outros sinais você perceberá se a pessoa está tentando enrolá-lo. Seja cético. Esqueça todo aquele que tentar vender-lhe a verdade.

Vitamina E
Contemple, pense, sinta, poetize, pinte, crie música, leia, medite e invente.
Nem sempre é preciso entender tudo de uma só vez. Pince aquilo que te tocar o espírito. Numa segunda leitura, você terá outra compreensão. Mergulhe no passado para poder observar melhor o presente. Mas não leia demais, é bobagem pensar que a leitura aprimora as pessoas. Schopenhauer zombava de quem se distraía lendo ao invés de pensar por si mesmo. Encontre um saudável meio-termo entre a leitura e a experiência. Medite centrado em você e invente-se novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário